Porque Deus não responde nossas orações da forma que queremos?

Geralmente você é aconselhado a orar e, quando você ousa perguntar algo para Deus, você anseia por Sua resposta. E você espera, mas essa espera pode `as vezes ser agonizante. É difícil esperar quando você não está certo do desfecho. Seria bem mais fácil se soubesse que algo bom aconteceria ou se pelo menos recebesse um sinal de encorajamento de Deus para continuar a esperar. Ou uma garantia para continuar a orar. Mas comumente Deus se mantém em silêncio quando você está a espera de Sua resposta. Você não tem a menor idéia se Ele jamais irá responder a sua oração e você se sente desencorajado.

“Até quando, Senhor? Esquecer-te-as de mim para sempre? Até quando ocultarás de mim o rosto? Até quando estarei eu relutando dentro de minha alma, com tristeza no coração cada dia? Até quando se erguerá contra mim o meu inimigo?” (Salmos 13:1-2). Estas são perguntas que muitos personagens bíblicos tinham, e provavelmente você perguntou muitas vezes também. Se você soubesse que Deus iria responder a oração com um “Sim”, seria diferente, mas sem tal garantia, mesmo um “Não” parece mais fácil que um “ESPERE”.

Algum tempo atrás busquei encontrar na Biblia uma promessa para me ajudar em meio a um tempo difícil enquanto esperava por uma resposta. Algo para me dar esperança. Encontrei este verso sobre Abraão: “Ele  não duvidou, por incredulidade, da promessa de Deus; mas pela fé, se fortaleceu, dando glória a Deus, estando plenamente convicto de que ele era poderoso para cumprir o que prometera.” (Romanos 4:20-21)

Embora admire a fé de Abraão, senti que esse exemplo era um pouco injusto. Claro que Abraão nunca duvidou. Ele teve uma conversa direta com Deus. Se eu tivesse uma promessa direta de Deus, uma garantia da Sua resposta, então estaria disposto a esperar. Então decidi pedir um sinal a Deus. Não ganhei nada. Nenhuma confirmação. Só silêncio por um longo tempo... e, no final, a resposta de Deus foi “Não”.

De início, esperar pareceu injusto e sem razão. Eu tentei compreender aqueles anos aparentemente desperdiçados. Porque Deus não me respondeu?

Com o passar do tempo, entendi o significado da fé nas promessas de Deus e assim eu também entendi a história de Abraão. A fé de Abraão não era um resultado da promessa de Deus. Sua fé estava profundamente ancorada nAquele que fez a promessa – Deus! Sua fé não estava naquilo que Deus fez por ele mas no próprio Deus, que era a razão do porquê Abraão estava disposto a esperar. Ele podia fazer qualquer coisa que Deus o pedisse – não estava com medo das consequências. A espera de Abraão fortaleceu a sua fé. Abraão estava confiante que Desu iria dar tudo o que ele precisasse.

Você precisa ter a mesma segurança que Abraão: que Deus dará tudo o que você precisa, na hora certa. Quando você não foca no resultado, vai compreender a espera diferentemente.

Talvez Deus não esteja respondendo pela mesma razão que deixou Abraão esperando. Para fortalecer sua fé, para fazê-lo responsivo à Sua voz e para desenvolver um relacionamento profundo com Ele.

Não perca a esperança!

Esperar não é só sobre o que terá no final, mas sobre quem você se tornará durante esse processo!

Rate the article

Today you are the teacher!

add your opinion

By adding a comment you agree with the terms of use and privacy policy of YouthAlive Portal.